Como poupar nas compras de Natal de última hora
20.12.2022Se ainda tem presentes de Natal para comprar, saiba que ainda está a tempo de apostar na poupança
Fazemos contas, definimos um plafond, mas quando damos conta já ultrapassamos o limite e gastámos mais nas compras de Natal do que pensávamos à partida. Seja porque temos um quotidiano muito preenchido ou porque temos o típico hábito de deixar tudo para a última hora, ficam sempre alguns presentes por comprar e nesta reta final torna-se ainda mais importante apostar na contenção para que o orçamento familiar possa ficar em equilíbrio. Inspire-se com este miniguia para poupar nas compras de Natal de última hora.
- FAÇA UMA LISTA
Qual é o primeiro passo para que tudo corra bem com o seu orçamento natalício? Diga não às compras em excesso, por impulso e sem planeamento. Para ser mais fácil resistir ao consumismo faça a lista das prendas que estão por comprar e defina quanto tem para gastar. Desta forma, evita esquecer-se de alguém e pode dividir o valor por cada pessoa e consoante as suas prioridades. Sempre que fizer uma compra, anote quanto conseguiu poupar em comparação com a sua ideia inicial. Se uma compra exceder o limite, pode compensar com o que conseguiu poupar noutras prendas. O orçamento planeado é importante para que possa ter as finanças em equilíbrio, mas pode ser ajustado. O que realmente conta é o saldo final.
- USE A IMAGINAÇÃO PARA AS PRENDAS
O valor dos presentes de Natal pode estar relacionado com o representam emocionalmente e não tanto com o preço. Para poupar use a imaginação e pense com cuidado no que as pessoas que lhe são próximas gostam. Pode ser uma simples planta, uma moldura com uma fotografia ou um vinho que já partilharam juntos.
- COMPARE PREÇOS
Não compre por impulso. Se tem um presente específico em mente é importante que compare preços, porque as diferenças de preço podem ser grandes de uns estabelecimentos para os outros. Existem algumas plataformas, como é o caso do KuantoKusta, que permitem comprar preços de forma simples, apresentando o valor praticado em cada loja.
- FAÇA AS COMPRAS TODAS DE UMA VEZ
Para além de maximizar o tempo, se fizer todas as compras ao mesmo tempo está a poupar nas deslocações, em combustíveis e nos parques de estacionamento quando são pagos.
- APROVEITE OS CARTÕES DE CLIENTE
Se tiver pontos acumulados em cartões de cliente, as compras de Natal de última hora são a oportunidade perfeita para os gastar. Confira também se tem vales de descontos ou promoções em lojas parceiras.