Dicas de poupança e conforto: Como preparar a sua casa para o Inverno

26.09.2022
Outros

O outono começou sexta-feira. É altura de começar a preparar a casa para o inverno. 


Dentro de três meses começa o inverno, mas os dias mais frios podem chegar a qualquer momento. Prepare a sua casa para o inverno, para poupar energia e evitar fugas de calor, mas também para se sentir mais confortável e com uma temperatura amena e menor necessidade de aquecimento.

Deixe o frio, a chuva ou a neve fora de sua casa. As medidas para poupar energia vão muito mais longe do que apenas desligar o aquecedor e passam também por comportamentos. De manhã pode abrir as cortinas e as persianas para deixar o calor do Sol entrar, enquanto ao anoitecer feche-as para conservar o calor.

De pouco adianta ter todos os aquecedores e ares condicionados ligados se o calor está a fugir pelas frestas da janela. Aplique fita isoladora e evite a entrada de ar frio e a saída de ar quente. Aplique-a também nas portas e aumente o conforto térmico em sua casa. Pode investir um pouco mais e trocar o vidro simples por duplos. Utilize cortinas duplas para evitar que o calor escape.

Além de estar a proteger a casa da entrada de frio e de perdas de calor irá também contar com um melhor isolamento sonoro.

Lembre-se, no entanto, de renovar o ar de sua casa: entre o meio-dia e as quatro da tarde será a altura ideal para abrir as janelas para arejar.

  1. Assegurar a manutenção exterior

Numa vivenda, deve verificar o estado do telhado, dos revestimentos das paredes e das caleiras. Faça uma inspeção ao telhado para detetar potenciais problemas e infiltrações. Limpe as caleiras para remover folhas, ramos e outros detritos. Verifique se os módulos das caleiras estão devidamente colocados e sem zonas que permitam a acumulação de água. Tenha cuidado com o posicionamento da parte final da caleira: deverá estar distante das fundações da casa para evitar infiltrações.

Certifique-se também de que todos os ramos de árvores estão a mais de metro e meio do edifício. Evitará assim que os movimentos bruscos das árvores danifiquem o seu imóvel aquando das tempestades de Inverno.

  1. Vistoriar lareira

Certifique-se que a lareira está em condições para funcionar em segurança neste inverno. Além de confirmar que não está entupida, verifique o topo da chaminé e a sua prumada, o cimento e os tijolos da chaminé, retire ninhos e detritos. Consulte profissionais que façam essa inspeção e que lhe recomendem como resolver os problemas. Se não tem lareira, escolha uma boa salamandra, radiador ou lareira elétrica. 

  1. Cuidar da decoração

Pode parecer pouco importante, mas a própria decoração pode contribuir para uma sensação térmica mais confortável. Opte por mantas, tapetes e almofadas de veludo, camurça, lã com as cores da estação (castanho, laranja, verde-escuro, terra, bege), é a oportunidade de dar nova vida à manta de croché que herdou dos avós.

Troque os cortinados leves de verão por tecidos mais encorpados e daquelas cores. Se o isolamento não é suficiente, os cortinados também ajudam a combater as correntes de ar.  

  1. Iluminar o ambiente

Tire partido de velas aromáticas que tornam o ambiente mais acolhedor além de também contribuírem, ainda que ligeiramente, para o aquecimento das divisões da casa e muitíssimo para perfumar o ambiente.

Pode também optar por luzes amarelas para dar uma sensação de calor e conforto numa altura do ano em que a luz natural é menos intensa. Use e abuse de quebra-luzes e pequenos candeeiros dispersos pelas divisões.

  1. Arrumar os roupeiros

Recorde os ensinamentos das avós. Arrume os roupeiros. Recolha a roupa fresca de verão e recupere a roupa quente para os dias mais frios. Quem sabe encontra casacos, luvas, meias e mantas esquecidos que podem ser utilizados este ano para ajudar a melhorar o seu bem-estar na rua e em casa.

  1. Utilizar roupa quente em casa

Além de todas estas medidas com diferentes graus de complexidade lembre-se também de ter pijamas, mantas e edredões quentes, evitando ter de ligar dispositivos de climatização à noite. ​​​​​​​

Com estas medidas irá poupar energia, mitigar o risco de infiltrações e terá uma casa mais acolhedora para usufruir nos meses mais frios do ano em que não apetece sair de casa. Poderá também evitar despesas desnecessárias: o custo de inspeções poderá evitar milhares de euros em reparações.

Aconselhe-se com os profissionais da MaxFinance se necessitar por exemplo de um crédito para remodelar a sua casa no tempo mais frio e não se esqueça que, acima de tudo, são um parceiro da sua vida financeira a longo prazo.

partilhar